Sueco embarcado em um caiaque captura tubarão de 565 quilos com uma vara de pesca | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Sueco embarcado em um caiaque captura tubarão de 565 quilos com uma vara de pesca

Um pescador amador sueco capturou um tubarão com mais de 565 quilos batendo o recorde mundial do maior peixe alguma vez pescado usando uma vara de pesca a bordo de um caiaque.

Joel Abrahamsson, um construtor civil de 33 anos de Gotemburgo, capturou um tubarão-da-Gronelândia ao largo da ilha norueguesa de Andorja.

Para se preparar para a pescaria histórica, Joel «pescou» blocos de cimento de 27 quilos que tinha largado num lago.

O sueco usou um arnês preso à vara de pesca, o que poderia ter tido consequências trágicas. Se o tubarão tivesse imposto a sua força, o pescador poderia ser arrastado para as águas geladas.

Joel demorou cerca de hora e meia para içar o tubarão, que se pensa que teria 200 anos de idade.

O sueco pulverizou o anterior recorde de um peixe pescado com vara de pescaa partir de um caiaque: um tubarão-salmão de 226,8 quilos apanhado em 2007 no Alasca.

O recorde não é oficial porque o peixe não foi pesado numa balança certificada, o que implicaria matá-lo, mas o tubarão-da-Gronelândia é uma espécie protegida.

O tubarão foi medido – medindo cerca de 4,6 metros de comprimento – e o seu peso de 565,6 quilos foi calculado com base numa fórmula reconhecida internacionalmente por parte de investigadores a bordo de um barco de apoio.


«Eu sabia que havia peixes deste tamanho na Noruega e era tudo o que precisava saber para ficar obcecado em pescar um a bordo de um caiaque», disse Joel.

«Eles são quase como dinossauros. Sabemos que existem mas muito poucas pessoas têm a oportunidade de vê-los e sempre foi um sonho que tive o de ver um tubarão-da-Gronelândia vivo», acrescentou.


«Eu pesquei toda a minha vida, mas sentia que já não era uma aventura. Por isso, há cerca de cinco anos, comecei a pescar usando caiaques porque queria assustar-me. E este assustou-me!», referiu o sueco.

«Houve alturas em que foi demasiado difícil e demasiado peso e eu tive de largar a vara de pescae segurar-me ao caiaque para não cair à água», relatou. «O arnês quase que me estrangulava o estômago e fiquei com contusões», acrescentou.

«A água estava muito límpida e eu conseguia ver o tubarão cerca de 15 metros abaixo do caiaque e foi quando me assustei a sério. Só via esta grande sombre debaixo de mim, a agitar a cauda. Foi um misto de medo total e assombro», concluiu.

O tubarão-da-Gronelândia (Somniosus microcephalus) são dos maiores tubarões do mundo e habitam as águas geladas do Atlântico Norte, junto ao Canadá, Gronelândia e Noruega.


Apesar de extremamente lentos, estes tubarões são predadores temíveis, alimentando-se principalmente de peixes, incluindo tubarões mais pequenos e bacalhau. No entanto, há relatos de tubarões-da-Gronelândia terem comido ursos polares, cavalos e renas.


Os avistamentos desta espécie são bastante raros, uma vez que vivem em águas frias e profundas.

Veja um dos raros encontros do Homem com o tubarão-da-Gronelândia:



Jampa Web Jornal
diariodigital

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.