ALERTA GERAL: Em vídeo, homem mostra como é fácil sequestrar uma criança | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

ALERTA GERAL: Em vídeo, homem mostra como é fácil sequestrar uma criança

Todos os anos, oito milhões de crianças são raptadas em algum lugar do mundo. Esta estimativa é do International Centre for Missing and Exploited Children (ICMEC). Seus destinos? Muitas são reencontradas e levadas de volta para suas famílias. Outras, contudo, são sequestradas para fins sexuais ou vendidas por traficantes por diferentes razões.

Conhecido por seus vídeos de comédia no YouTube, o americano Joey Salads decidiu realizar um “experimento social” para mostrar aos pais como é fácil distrair uma criança e levá-la embora sem que ninguém perceba. Basta ter em mãos algo atrativo, como um doce filhotinho de cachorro, e ser simpático o suficiente para ganhar a atenção dos pequenos.

O vídeo começa com Salads se aproximando de uma mãe em um parque. Ele se apresenta e pergunta quantas vezes ela diz para sua filha que não converse com estranhos. “Todos os dias”, responde a mãe com um tom de certeza.

“Então se eu for até a sua filha, você acha que ela conversará comigo ou irá embora?”, pergunta novamente. “Tenho certeza de que ela não falará com você, mas pode tentar, se quiser”, responde a mãe dando risada. Ela então aponta qual é a criança e Salads vai até o local acompanhado de um filhote de cachorro.

Para a surpresa e desespero da mãe, a criança é rapidamente envolvida pela conversa de Salads, que pergunta se ela gosta de cachorro e se quer brincar com o animalzinho. O papo segue animado e então o “estranho” pergunta se ela deseja ir embora para outro lugar conhecer novos filhotinhos.

Demonstrando não ter dúvidas, a criança não apenas topa o convite, mas ainda segura na mão de Salads e caminha com ele para fora do parque. Sentada num banco próximo apenas observando a cena, a mãe da menina se mostra chocada.

Salads aplica a mesma tática em outras duas crianças e é bem sucedido em todas elas, embora as mães tenham sido claras de que sim, conversam com os filhos sobre o assunto e sempre os lembram de jamais dar atenção para estranhos. No final do vídeo, ele deixa uma pergunta: “Será que seus filhos estão seguros?”

Repercussão

Nas redes sociais, o experimento é um sucesso. O vídeo foi publicado no último sábado no YouTube, recebeu mais de 5,7 milhões de visualizações. No Facebook, conta com mais de dois milhões de compartilhamentos e quase 336 mil curtidas.

Apesar de contar um claro apoio do público na internet, o vídeo de Salads recebeu críticas. A americana Lenore Skenazy, autora do livro“Free Range Kids: How to Raise Safe, Self-Reliant Children (Without Going Nuts with Worry)” (Crianças em Liberdade: Como Criar Filhos Seguros e Autossuficientes (Sem Ficar Maluca de Preocupação), questionou se as crianças não teriam confiado nele depois de vê-lo conversando com suas mães.

Skenazy lembrou também em post publicado no seu blog oficial que as crianças retratadas no vídeo talvez tenham se sentido seguras em conversar com o estranho, pois sabiam que sua mãe estava próxima.

“Obrigada, Senhor Salads”, ironizou ela, “você conseguiu esvaziar os parquinhos, fazer com que as crianças fiquem agora trancadas em casa e congelou o coração dos pais com uma grande mentira e um cachorro fofo”.

Veja abaixo o vídeo de Salads, que está em inglês e conta com legendas.



Jampa Web Jornal
Exame

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.