Astrónomos descobrem nove estrelas gigantes | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Astrónomos descobrem nove estrelas gigantes


Todas juntas são 30 milhões de vezes mais brilhantes que o sol, refere a Royal Astronomical Society

Cientistas da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, descobriram nove estrelas gigantes graças ao telescópio espacial Hubble e à sua capacidade ultravioletas. As estrelas, releva o site da Royal Astronomical Society, têm uma massa 100 vezes superior à do Sol. É a maior amostra de estrelas gigantes descoberta até agora.

Para a descoberta, os astrónomos usaram dois instrumentos do Hubble para analisar o aglomerado de estrelas a que deram o nome de R136 e que está localizado na Nebulosa da Tarântula, a 170 mil anos-luz de distância da Terra. Este aglomerado serve de abrigo a muitas estrelas gigantes, cuja luz e energia é sobretudo radiada através de ultravioletas. Apesar da descoberta, o recorde da estrela R136a1 mantém-se: esta tem uma massa 250 superior à do Sol.

Segundo a Royal Astronomical Society, as nove estrelas encontradas não são apenas gigantes, mas também extremamente brilhantes. Todas juntas são 30 milhões de vezes mais brilhantes que o sol.

"A capacidade de distinguir luz ultravioleta a partir de uma região tão excecionalmente lotada, encontrando as assinaturas de estrelas individuais, só foi possível com os instrumentos do Hubble", explicou Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, Reino Unido, e principal autor do estudo.

Em 2010, Paul Crowther e os restantes membros da sua equipa descobriram quatro estrelas no aglomerado R136, cada uma com 150 vezes a massa do sol. Na altura, a descoberta foi uma surpresa porque superavam o valor máximo de massa que estava aceite - ou seja, o tamanho máximo que se pensava que uma estrela podia alcançar. A R136a1, agora descoberta a 165 mil anos-luz da Terra, é 265 vezes maior que a nossa estrela. E quando nasceu pode ter sido 320 vezes maior que ela.

Agora, esta nova investigação encontrou mais cinco estrelas gigantes. E novas perguntas surgem sobre a origem destas estrelas.

Jampa Web Jornal
Fonte: Ana Maia/DN-Diário de Notícias
Foto: ESA/Hubble, NASA, K.A. Bostroem (STScI/UC Davis)

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.