Na contra-mão da ganãncia. Americano vive sem dinheiro há 15 anos. | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Na contra-mão da ganãncia. Americano vive sem dinheiro há 15 anos.


Quem nunca ouviu falar da história de Christopher McCandless, o viajante americano que largou tudo para cair na estrada logo após se formar na universidade e acabou morrendo acidentalmente após ter se alimentado com uma planta venenosa?  Pois bem, a história de Daniel Suelo é bem parecida, mas ele continua firme e forte e está há 15 anos na estrada sem um centavo no bolso… e parece estar muito feliz com isso. Pelo menos é o que ele diz e o que qualquer um pode ver em seu semblante nas fotos que você vê neste post.

Daniel Shellabarger (seu nome de batismo), tem 54 anos e passou grande parte de sua vida em Arvada, uma pequena cidade próxima a Denver no Colorado (EUA) e 15 anos atrás, quando trabalhava como cozinheiro em Utah,  tomou uma decisão que qualquer um consideraria  loucura: Ele decidiu viver sem dinheiro. Simples assim!  Sem um centavo no bolso até o resto de sua vida!

No ano 2.000, Daniel entrou em uma cabine de telefone público e deixou lá “de presente” toda a grana que tinha no bolso (e na vida): US$ 30.  Jogou seu passaporte e sua carteira de motorista fora e mudou seu sobrenome para Suelo, que em espanhol significa solo. Daí pra frente meteu o pé na estrada e passou a viver como nômade.  Passou por algumas  comunidades alternativas, acampou no deserto e, quando é convidado, dorme na casa de estranhos, mas sua base é uma caverna no deserto de Moab em Utah (EUA).

Suelo e seus amigos em uma viagem no melhor estilo On The Road - Foto: Cody Colwell
Suelo e seus amigos em uma viagem no melhor estilo On The Road - Foto: Cody Colwell 

Muitos podem dizer: “Mas esse cara é um mendigo, um andarilho e as BR’s pelo Brasil afora estão cheias deles. Qual é a diferença?” –  a diferença é que Daniel faz isso por  ideal. Daniel é cristão e parece viver na simplicidade como vivia Jesus, sem moedas de prata .  Ele não pede esmolas,  nem está cadastrado em nenhum plano assistencial do governo. Não recebe ou paga em dinheiro. No blog que mantém há uma frase que deixa claro seu estilo de vida: “A Natureza Selvagem, fora da sociedade de consumo, funciona através da economia da dádiva (de graça recebestes, de graça dai)”.  Daniel que tem formação universitária, decidiu trabalhar em troca apenas do que realmente precisa para viver, nada mais que isso!  Se recusa a receber qualquer compensação monetária em troca de trabalho. Em vez disso, ele aceita alimentos, roupas e amizade!

 Daniel em sua caverna no deserto de Muhab - Foto: Hyoung Chang/ The Denver Post
Daniel em sua caverna no deserto de Moab – Foto: Hyoung Chang/ The Denver Post

A história de Suelo chamou a atenção dos jornais The Huffington Post e  The Guardian que em 2009 fizeram reportagens sobre ele. Após a exposição na mídia a editora Penguin Books tentou persuadi-lo a escrever uma autobiografia, mas ele colocou uma condição: Escreveria de graça e o livro teria que ser dado de graça!   A editora recusou a oferta, mas um amigo próximo, Mark Sundeen, o convenceu a escrever. Afinal, de que adianta ter um modo de vida sustentável e livre sem que as pessoas possam conhecer? “The Man Who Quit Money”  foi lançado em 2012.  Suelo recusou pagamento pelo trabalho, mas  solicitou que cópias do livro fossem distribuídas gratuitamente em eventos que promovam um estilo de vida sustentável.


Daniel no deserto de Mohab - Foto: Forward the Revolution 
Daniel no deserto de Mohab - Foto: Forward the Revolution


A vida de Daniel pode parecer loucura pra muita gente. Muitos dirão que ele é um impostor, que a venda dos livros, por exemplo, já invalidariam seu estilo de vida, mas em seu blog há uma passagem que ele conta o porque decidiu viver assim: “Quando eu vivia com dinheiro, eu estava sempre sentindo falta de algo. O dinheiro representa essa falta. O dinheiro representa coisas do passado (dívidas) e coisas do futuro (crédito), mas o dinheiro nunca representa o presente. Nós precisamos de muito pouco para viver e não nos damos conta disso.”


Daniel aprendeu a viver com muito pouco, materialmente falando.  Quem já caiu na estrada em uma viagem de longo prazo e passou por perrengues mil, sabe que isso é pura verdade. De qualquer forma, mesmo não vislumbrando viver como ele, qualquer um há de concordar que seu estilo de vida é um belo exemplo de como é possível viver em paz e de forma sustentável em um mundo cada vez mais preocupado com crises financeiras e a destruição dos recursos naturais.  E ele não está sozinho, na web há sites de outras pessoas que estão fazendo o mesmo. A Alemã Heidemarie Schwermer , o irlandês Mark Boyle  e o viajante Tomi Astikainen são alguns que estão tentando viver uma vida fora da sociedade de consumo.


Pelo jeito a grana realmente não lhe faz falta - Foto: Stephanie Summerfield  
Pelo jeito a grana realmente não lhe faz falta - Foto: Stephanie Summerfield
 
Jampa Web Jornal  
Fonte:Fonte: The Huffington Post, The Denver Post e P Zebra.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.