Manifestações contra Dilma Rousseff ocorrem em 19 capitais do Brasil | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Manifestações contra Dilma Rousseff ocorrem em 19 capitais do Brasil

Ativistas pedem o impeachment e até a volta de José Sarney

A nova rodada de manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff  (PT) começou de forma tímida e foi ganhando força neste domingo (16) em várias capitais do Brasil, entre elas São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa, Goiânia, Curitiba, Vitória, Fortaleza, Natal, Florianópolis, Aracajú, Manaus, Teresina e no Distrito Federal. Houve casos isolados de violência.

Manifestantes pedem a renúncia de Dilma Rousseff em Brasília
Em São Paulo, ativistas começaram a se concentrar em frente ao Masp, na Avenida Paulista, no fim da manhã, embora a manifestaçõe tivessem sido marcadas para as 14h. 

Na capital paraense, Belém, cerca de 1.200 manifestantes deram início aos protestos, de acordo com estimativa da Polícia Militar (PM). As ações, organizadas principalmente pelas redes sociais, contam também com trios elétricos.

Ativistas se mobilizam na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (16/08)
Ativistas se mobilizam na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (16/08)

A concentração do evento começou por volta de 8h com a distribuição de adesivos em um dos pontos turísticos da capital paraense, a escadinha da Estação das Docas. Mas a marcha só teve início por volta de 9h15, quando o grupo saiu pelas ruas da cidade. 

No Rio de Janeiro, manifestantes em cima de carros de som fizeram discursos contra Dilma, o PT e escândalos como a Operação Lava Jato na orla de Copacabana, na zona Sul. Sob forte sol, os grupos ocuparam um trecho de uma das pistas da Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul. Com faixas e cartazes, a multidão disputou a orla com pedestres, bicicletas e banhistas. Os organizadores ofereciam aos participantes camisetas com a estampa "Fora Dilma" por R$ 30, além de tinta para pintar o rosto.

Ativistas de São Paulo se reuniram em frente ao Edifício Gazeta, na zona sul (16/08)
Ativistas de São Paulo se reuniram em frente ao Edifício Gazeta, na zona sul (16/08)

Houve ainda manifestantes a favor da intervenção militar e, até mesmo, contrários ao aborto. A estudante Viviane Picorelli, integrante do movimento "Deixai vir os pequeninos", se juntou à manifestação para pedir que o aborto não seja legalizado. "O governo da Dilma, representado pela esquerda, é o que mais tem promovido o aborto no nosso país", declarou.

Em Salvador, cerca de 4 mil ativistas iniciaram o protesto no Porto da Barra e caminharam em direção ao Farol da Barra, ponto turístico da capital baiana, após entoarem o Hino Nacional, de acordo com a PM.

No Recife, manifestantes se reuniram na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, a partir das 9h. De acordo com os movimentos "Brasil Livre" e "Vem Pra Rua", organizadores do protesto, ao menos 3 mil ativistas passaram pela orla. 

Manifestantes se reúnem em Maceió para protestar contra a presidente (16/08)
Manifestantes se reúnem em Maceió para protestar contra a presidente (16/08)

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, ativistas se reuniram na Praça da Liberdade com bandeiras, apitos e faixas criticando o governo de Dilma e escândalos de corrupção e antes de iniciarem caminhada pela capital mineira.  O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que perdeu a eleição de 2014 para Dilma, participou do ato, que teve a participação de 10 mil pessoas segundo a PM.

Aécio Neves participa de protesto pelo impeachment de Dilma Rousseff em BH
Aécio Neves participa de protesto pelo impeachment de Dilma Rousseff em BH
Em Brasília, vestidos com as cores verde e amarelo, ativistas deram início à concentração em frente ao Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, por volta das 9h30. A Polícia Militar diz que 25 mil ativistas fizeram uma caminhada em direção ao Congresso Nacional, onde se concentraram. Uma carreata saiu de Águas Claras, região administrativa de Brasília a cerca de 25 quilômetros do centro da cidade, com destino a Esplanada dos Ministérios.

Manifestações agitam Congresso e pressionam deputados e senadores

Supremo só se manifesta sobre reforma política após votações, afirma Toffoli
"Nosso objetivo é dar voz à população. Abrimos espaço para as pessoas se manifestarem e uma das coisas que elas querem é a saída de Dilma, seja por impeachment, renúncia ou cassação”, disse o coordenador do Movimento Vem pra Rua em Brasília, Jailton Almeida.

Em Maceió, diversos ativistas usaram as cores da bandeira do Brasil na marcha deste domingo contra a presidente. Cerca de 7 mil ativistas saíram da Avenida Álvaro Otacílio, na orla de Jatiúca, para pedir o impeachment de Dilma. 

Por volta da 15h30, cerca de 20 mil pessoas reuniram-se no Parcão e saíram em passeata pela Avenida Goethe, segundo a Brigada Militar. Há 400 policiais mobilizados para fazer  a segurança do protesto.

Aguarde mais informações

Jampa Web Jornal
Com Agência Brasil

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.