Fim do TCC – Projeto pode Eliminar Exigência de TCC na Graduação | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Fim do TCC – Projeto pode Eliminar Exigência de TCC na Graduação


Projeto de Lei quer terminar com obrigatoriedade de TCC para concluir curso de Graduação.

Atualmente, uma das grandes dores de cabeça dos discentes de cursos de graduação no Brasil é obrigatoriedade de fazer a confecção do famoso e temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), haja vista que a confecção deste trabalho é um dos pressupostos para a conquista do tão sonhado diploma.

O maior questionamento por parte dos alunos é o fato da quantidade de exigências que este tipo de trabalho acadêmico possui, tais como fonte, paragrafação, modelos de citações, dentre outras, principalmente porque há uma corrente muito forte tanto entre os alunos quanto entre alguns professores de que o TCC não possui tanta relevância no aspecto pedagógico, haja vista que ele acaba virando um motivo de grande ansiedade para os estudantes.

É nesse contexto que o projeto de Lei (PLS 292/2016) está alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o principal ponto dessa alteração seria a não exigência de uma boa nota no trabalho de conclusão de curso para obtenção do diploma nos cursos de graduação, especialmente nos cursos voltados para licenciatura. Os estudantes que serão atingidos por essa mudança serão aqueles que estão matriculados em cursos vinculados ao Sistema Universidade Aberta Brasil, este sistema atualmente é voltado para as pessoas que possuem dificuldades para acessar a formação em nível de graduação, sendo que o principal foco desse projeto de lei será direcionada, primeiramente para a capacitação do corpo docente que lesiona na educação básica da rede pública.

 O autor dessa proposta é o senador Eduardo Amorim (PSC-SE), o qual acredita que TCC é importante, porém nem sempre possui valia para mesurar o aprendizado dos formandos.

Outro aspecto bastante discutido também mediante a apresentação dessa proposta é o fato de que no país há uma crescente da indústria de profissionais em confeccionar trabalhos de conclusão de curso, sendo que inclusive muitas pessoas atualmente conseguem viver somente dos rendimentos originados desse mercado, fator este que corrobora com a tese de que o TCC não é uma boa ferramenta para representar o percurso acadêmico dos alunos nem tão pouco qualifica-los.

Logo, o objetivo dessa proposta é valorizar o esforço de muito estudantes que estão dispostos a enfrentar os diversos percalços para conciliar estudo, família e trabalho para obtenção de um diploma de formação de curso de graduação. No presente momento, o projeto de lei está tramitando na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, local em que aguarda o relatório do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) a respeito do mérito dessa questão.

Jampa Web Jornal  
Fonte: AN/Por Adriano Oliveira

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.